Programa

Actividades práticas e interactivas, visitas a sítios e monumentos,
trabalhos arqueológicos práticos, ossos, sementes, carvão e cerâmicas cheios de historias para contar, e sempre um arqueólogo por perto para responder a todas as questões que surjam!

Programa Festa da Arqueologia 2012 

Teremos:

    • Observação e classificação de malacofauna
    • Adornos sobre conchas. Da Pré-história à contemporaneidade
    • Utilização de conchas na decoração cerâmica
    • Decoração Corporal
    • Desenho Arqueológico ao Vivo
    • Pintura rupestre
    • Arqueologia da Arquitectura
    • Análise e caracterização de materiais arqueológicos (cerâmicas e metais)
    • Métodos de datação (radiocarbono e termoluminescência)
    • «Ludis Aetatis – Os prazeres da juventude, jogos e brinquedos!»

    • e muitas outras actividades!

 

Visitas e Passeios:

Nesta edição os nossos participantes não só trazem os seus trabalhos, descobertas e projectos até ao Museu Arqueológico do Carmo, como lhe oferecem a oportunidade de visitar, gratuitamente e acompanhado de profissionais, vários sítios arqueológicos.

O  Centro de Estudos Arqueológicos de Oeiras vai disponibilizar duas visitas guiadas à estação arqueológica do Castro de Leceia, Sábado e Domingo às 15h00.
A Time Travellers irá levar a Festa da Arqueologia num Passeio à Lisboa Arqueológica,  Sábado e Domingo, às 10h30 e às 15h30.
No Museu Arqueológico de Odrinhas será realizada a visita temática «Sintra na época Romana» no Sábado, dia 5 de Maio, pelas 15.00 horas.
As Ruínas Romanas de Tróia associam-se à Festa da Arqueologia oferecendo uma visita guiada no dia 5 de Maio, Sábado, às 11h, com o tema: A descoberta das Ruínas Romanas de Tróia.

Os lugares são limitados, portanto inscreva-se com a instituição responsável.

Saiba mais aqui, em: VISITAS COM A FESTA DA ARQUEOLOGIA
 

 E ainda:
– Recriação Histórica pelo “Clã de Carenque

– Escavação-a-brincar, com o projecto Pequenos Arqueólogos

– Palestra:  “Arqueoastronomia dos recintos de fossos da pré-hisória recente”
Sábado, dia 5 de Maio às 12h00 _ Duração: 45′
Conheça um interessante projecto de Arqueologia, apresentado pelo Dr. António Valera. Este arqueólogo, responsável pelas escavações no Complexo Arqueológico dos Perdigões, traz-nos uma abordagem arqueastronómica aos recintos de fossos pré-históricos, procurando evidenciar as razões de natureza cosmogónica que estão por trás destas arquitecturas, por vezes verdadeiramente monumentais. Nas últimas décadas várias dezenas destes recintos têm vindo a ser registados em Portugal, e vários  processos de investigação procuram responder a perguntas como: porque estão onde estão? porque apresentam os designs que apresentam? porque alcançam determinadas dimensões (nas suas estruturas e nas suas áreas)?  que nos dizem sobre as maneiras do Homem neolítico ver o mundo? Saiba mais nesta palestra e traga as suas perguntas!

Anúncios