Aprender, saber e participar

  

Alguns websites de interesse:

– Festa da Arqueologia 2010:  http://festadaarqueologia2010.wordpress.com

– Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP) :http://www.arqueologos.pt

– Blog da AAP : http://atribunadocarmo.wordpress.com

– Museu Arqueológico do Carmo: http://www.museuarqueologicodocarmo.pt

– Blog do Serviço Educativo do Museu Arqueológico do Carmo: http://www.seducativomac.blogspot.com

– Museu Nacional de Arqueologia:http://www.mnarqueologia-ipmuseus.pt

– Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico: http://www.igespar.pt/pt

 

Queres ser arqueólogo?

   No ensino da Arqueologia em Portugal pode distinguir-se dois tipos de formação: uma que confere equivalência ao 12º ano e outra de licenciatura.

 Se se quiser optar pela via profissionalizante, logo após o 9º ano, pode-se frequentar a Escola Profissional de Arqueologia do Freixo, em Marco de Canaveses.

 Ou com o 12º ano concluído podem optar por uma das várias universidades do país onde se ministra a licenciatura em Arqueologia: na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra ou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto; na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; na Universidade do Minho, em Braga; ou na Universidade de Évora e na Universidade do Algarve em Faro. Podes também frequentar a licenciatura em Técnicas de Arqueologia no Politécnico de Tomar. Estas entidades de ensino oferecem ainda mestrados e doutoramentos na área da Arqueologia.

Podes ainda aproveitar e tornar-te voluntário nas várias campanhas de escavação a acontecer por todo o país durante as férias de Verão e da Páscoa. Contacta o teu Museu local ou municipal para saberes de campanhas a acontecer.

 

 

Para sugestões ou correcções contacte-nos para o e-mail: festa.da.arqueologia@gmail.com

Anúncios